Espontaneidade da razão: a analítica conceptual da refutação do empirismo na filosofia de Wittgenstein | National Humanities Center

Work of the Fellows: Monographs

Espontaneidade da razão: a analítica conceptual da refutação do empirismo na filosofia de Wittgenstein

By M. S. Lourenço (NHC Fellow, 1979–80)

Philosophers; Ludwig Wittgenstein

Lisbon, Portugal: Imprensa Nacional–Casa da Moeda, 1986

From the publisher’s description:

É conhecida a circunstância de Ludwing Wittgenstein ser o criador de dois sistemas filosóficos diferentes, o primeiro expresso no essencial na sua obra Tractatus Logico-Philosophicus e o segundo em obras diversas como Philosophische Unter suchungen, Bemerkungen uber die Grundlagen der Mathematik e o volume recentemente aparecido sob o título de Zettel. Torna-se assim necessário averiguar se o que se designa pela expressão "o segundo sistema filosófico criado por Wittgenstein" está unitariamente expresso nestas obras. É evidência contra esta suposição o facto de a recepção deste sistema estar dividida, essencialmente entre aqueles intérpretes que concebem o segundo sistema como uma variante do Empirismo e os que encontram nele uma redescoberta da noção Kantiana da espontaneidade dos conceitos. Em Espontaneidade da Razão oferece-se ao público de língua portuguesa uma visão sinóptica das obras acima mencionadas. Ao fim de tornar mais acessível a percepção simultânea de todo o conjunto de problemas que Wittgenstein se propõe resolver, torna-se necessário criar a ficção da existência de um único argumento cuja conclusão é a refutação do Empirismo. Esse argumento é por sua vez decomposto em três partes, a primeira das quais serve de suporte à segunda e esta à conclusão. Assim, na primeira parte expõem-se os argumentos que são necessários à refutação da Semântica Empirista. Com base nestes argumentos pode proceder-se à refutação da Filosofia empirista da Consciência. A refutação da teoria empirista da inferência segue-se naturalmente da conjunção dos dois resultados.

Subjects
Philosophy / Philosophers / Ludwig Wittgenstein /

Lourenço, M. S. (NHC Fellow, 1979–80). Espontaneidade da razão: a analítica conceptual da refutação do empirismo na filosofia de Wittgenstein. Estudos Gerais,Série Universitária. Lisbon, Portugal: Imprensa Nacional–Casa da Moeda, 1986.